terça-feira, 27 de julho de 2010

Campanhas de Oração Nas Igrejas

Em meio a tantas vãs filosofias e heresias disfarçadas de doutrina e também umas das mais praticadas e ousadas nas igrejas são as ilustres campanhas. Mas afinal, o que é campanha, e o que dizem as escrituras sobre a campanha na igreja, e qual o resultado para aqueles que a praticam?

Antes porem de iniciarmos a nossa meditação, vamos pesquisar a definição da palavra campanha nos dicionários da língua portuguesa:
Campanha: Campo onde acampam tropas. Acampamentos, batalhas, operações militares. Conjunto de esforços ou de lutas para um fim determinado.
Podemos denotar claramente que o emprego e uso da expressão, é direcionado para realizações dos acontecimentos na busca de resultados materiais.
Agora vamos para a palavra de Deus: Na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses 5.17, a palavra diz: Orar sem cessar. Esta sim, é a campanha do crente. Porque o Senhor Jesus Cristo requer muito mais do que o conjunto de esforços por alguns dias para alçarmos um determinado fim.
Para que tenhamos paz aqui na terra e nos dias vindouros a vida eterna, se faz necessário muito mais do que simples sessões de orações por alguns dias previamente determinados. A palavra do Senhor comprova a necessidade de orarmos incessantemente, porque o nosso compromisso com Deus, vai alem do que alcançarmos algum bem material, para satisfazer as necessidades, deste mundo.
Então perguntamos onde está o fundamento bíblico para se realizar campanha? Com toda certeza, no Evangelho de Cristo não há ordenança para as chamadas “campanhas” que os homens promovem hoje na maioria das igrejas.
A campanha, é uma imitação da "novena" da igreja católica. Aliás, já existem igrejas denominadas evangélicas que adotaram o termo "novena", para as campanhas. Portanto, é o homem introduzindo doutrina de origem pagã no seio da igreja evangélica, porque nas escrituras não há uma só passagem que venha fundamentar o emprego dessa doutrina.
A palavra do Senhor diz que se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Hoje as igrejas promovem e executam uma variedade de campanha com finalidade para todos os gostos, cujo objetivo, na maioria das vezes é sempre apontado para atingir as prosperidades materiais. Algumas inusitadas. Exemplo:
A campanha do sabonete: É recomendado ao irmão comprar o sabonete ou xampu (na igreja é lógico) onde segundo o pastor, esses produtos são ungidos, depois é só usá-los, e, como uma fórmula mágica, todos os seus problemas serão resolvidos e os desejos atendidos. Ficou muito fácil, não é?
Campanha da fogueira santa: Uma vez por ano, você terá que doar para a organização religiosa todos os seus bens materiais, ou parte deles, ou pelo menos um salário mínimo, para receber do Senhor tudo em dobro, segundo as promessas dos dirigentes dessa organização. E onde está o propósito de Deus nisso?
Campanha do óleo ungido no céu: Recentemente, um pregador declarou publicamente que havia ungido um óleo nas alturas, ocasião em que praticava um passeio panorâmico de avião, alegando estar próximo do Trono de Glórias de Deus, e por isso aquele óleo estava dotado de maior poder e virtude que qualquer outro óleo ungido na terra, pois fora ungido quando estava no alto, portanto, mais perto de Deus.
Algo semelhante à iniciativa dos descendentes de Noé que realizaram uma edificação conhecida popularmente como Torre de Babel, cujo objetivo era o cume tocar nos céu. Exatamente como ocorre hoje, aquele povo também desejava alcançar o céu utilizando-se dos elementos materiais, por isso o Senhor desceu e confundiu as línguas, e ninguém mais foi a lugar nenhum.
Campanha dos Talentos: No início da campanha, o pastor lhe fornece uma cédula em dinheiro, e no encerramento você terá que devolver aquela quantia no mínimo duplicada, e ainda afirmam que é para concretização da prosperidade da vida financeira (de quem?).
Campanha dos doze cestos cheios: Realizam reuniões na igreja nos doze primeiros dias do mês, para que haja abundância o ano todo. Mas Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33).
E assim sucessivamente, ficaríamos aqui muito tempo, falando da diversidade de campanhas existentes hoje nas igrejas, preencheríamos muitas páginas nesse tema. E o mais inexplicável em tudo isso, é saber que os irmãos investem alto nesses absurdos, confiando em promessas fantasiosas e mirabolantes.
E por trás dessas campanhas, ocorre algo que os fieis não conseguem aperceber, em torno de todo esse aparato devocional com aspecto de santificação e verdade, há o interesse financeiro dos dirigentes das organizações religiosas que idealizam as campanhas.
Mas a maior complicação em tudo isso, ainda está por vir, o resultado final desses atos e as suas conseqüências. O pastor da igreja acaba redirecionando a fé da sua ovelha para a campanha, que é um ritual, um simbolismo, um sacrifício material, deixando em segundo plano a fé em Cristo Jesus, que tudo nos dá, e de graça.
A situação é preocupante, existem irmãos que são obcecados por campanha, e passam a crer, que só receberão bênçãos através das campanhas, e isso não é verdade.
A campanha tornou-se um engodo, uma isca para atrair e compromissar o crente com a igreja, que muitas vezes são chantageados espiritualmente à participar e dar continuidade, isto é, não quebrar a campanha, para que não venham à receber maldição ao invés de benção. E acabam perdendo o vínculo com a fé em Cristo, e o contato com o propósito final da morte de Cristo na Cruz, que veio para nos remir de todo pecado e nos ofertar a vida eterna.
No Evangelho de João 4.20-24, ocasião em que Jesus dialogava com uma mulher samaritana, a qual lhe disse: Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Portanto, meu amado irmão esteja atento quanto a voz dos espíritos enganadores. A sua cura e libertação, não virá das águas do Rio Jordão, nem do pisar sobre o sal grosso do Mar Morto, nem tão pouco por orações realizadas no Monte Sinai ou em qualquer outro lugar do mundo, a sua libertação virá pela fé em Cristo, aquele que derramou o seu sangue inocente na cruz do Calvário, para todo que nele crer, não pereça mas tenha a vida eterna.
Para os verdadeiros evangélicos, o único alvo é a cruz de Cristo, e o seu propósito tem que ser a esperança da salvação, e essas campanhas, acabam sufocando a fé e a promessa da vida eterna, porque na maioria das vezes o objetivo da campanha é outro, é a busca desenfreada pela prosperidade material.
Esquecem que o maior patrimônio que podemos conquistar aqui na terra é a graça e a paz do Senhor Jesus, e nos dias vindouros, a vida eterna. E, para isso não precisa pagar nada e nem realizar campanha alguma, porque Cristo já pagou a dívida que o homem contraiu com Deus, pagou o mais alto preço com o seu próprio sangue pela remissão dos nossos pecados.
A nossa preocupação vem em razão das conseqüências disso tudo, que podem ser desastrosas. A campanha torna-se uma obsessão, o que pode acabar consumando a morte na fé, e a renúncia da vida eterna, porque os fieis estão sendo desviado da santificação e da vida espiritual em Cristo.
No Evangelho de João 4.22, disse Jesus: Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos.
Então o irmão poderá questionar: Se a campanha não tem fundamento bíblico, porque há tantos testemunhos de irmão que participam de campanhas e são agraciados?
Vamos responder usando o texto bíblico: Na carta Universal do Apóstolo Tiago capítulo 4.13-16 diz: Agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna.
A confirmação da palavra vem na carta aos I Coríntios 11.13-15 a qual diz: Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Portanto, para ser próspero, não se faz necessário amontoar fortuna para si, pois José, filho de Jacó, estando preso inocentemente nas masmorras do faraó do Egito, era próspero em tudo quanto fazia, porque Deus era com ele (Gênesis 40).
O Apóstolo Paulo deixou o seu testemunho de humildade, na carta aos Filipenses 4.11-13, disse: Já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
E não é só isso que nos preocupa, diante de tantas maravilhas na palavra do Senhor, agora vem o homem com mais uma falsa doutrina, ensinando os seus seguidores a pecar, introduzindo doutrina de heresia no meio evangélico orientando esses a DETERMINAR E NÃO ACEITAR. Exortamos aos irmãos a não incorrer nestes erros, porque esse ensinamento para determinar a sua benção e não aceitar as provações, é um equívoco terrível a palavra de Deus.
A palavra nos alerta sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer, vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.
Em I Timóteo 2.8, a palavra diz: Quero pois que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas sem ira nem contenda.
Esta é a campanha dos verdadeiros adoradores do Pai: orar sem cessar, em todo tempo, em todo lugar, com mãos santas, sem ira e nem contenda.
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos, velando nela com ação de graças.

extraido de http://cristoeaverdade.net/cristo/index.php?option=com_content&view=article&id=80:campanhas&catid=37:doutrinas&Itemid=30

Fogo estranho na igreja?

Devido ao momento crítico que vivenciamos com relação ao Evangelho no mundo inteiro, em especial no Brasil, faz-se necessário estudarmos este assunto com urgência, pois um grande número de heresias está se infiltrando no meio evangélico.
Espero que este estudo possa abrir os olhos de muitos que porventura estejam no erro e no engano de falsos mestres que propagam a mentira para os seus próprios interesses.
Há fogo estranho no altar de Deus!

Estamos vendo, com tristeza e pesar, muitas pessoas dando ao povo um caldo venenoso em vez do verdadeiro cereal do céu. Há morte na panela. Há fogo estranho no altar. Muitos são atraídos por toda a sorte de novidades que aparecem em nome de fogo divino.
Alguns lideres religiosos se tornaram verdadeiros mágicos na fabricação de fogo fátuo. Conseguem fazer verdadeiros malabarismos pirotécnicos.
Impressionam incautos, guiando as pessoas cegas pelas veredas escorregadias de uma subjetividade enganadora.
Há lideres que se especializam em apelos sentimentalistas, fazendo promessas enganadoras ao povo em nome de Deus.

A Bíblia diz que a palavra de Deus e que o Próprio Deus também é fogo, o profeta diz em (Jeremias 23:29) “Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha?”

Em Hebreus está escrito que Deus é um fogo consumidor, (Hebreus 12:29) “Porque o nosso Deus é um fogo consumidor”.

As críticas que antes corriam apenas à boca pequena, agora tomam corpo e são divulgadas em sites de expressão.
A Igreja Evangélica já não pode calar diante de tamanha irracionalidade.
Não desejamos ser julgados pelo pecado de omissão. O povo brasileiro precisa saber que tais tolices, como a seguir exemplificamos, estão à margem do evangelho que nos foi ensinado por Jesus. Na verdade, trata-se de um outro evangelho.

A Bíblia é encarada prioritariamente como um livro de promessas, de bênçãos, de fórmulas para a solução de problemas, e não como a revelação especial na qual Deus mostra como as pessoas devem conhecê-lo, relacionar-se com ele e glorificá-lo.

Não mais se fala em pecado, reconciliação, justificação pela fé, santificação, obediência. O evangelho corre o risco de ficar diluído em uma nova modalidade de auto-ajuda psicológica, deixando de ser “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.

A fé se torna uma espécie de poder ou varinha de condão que as pessoas utilizam para obter as bênçãos que desejam.

Irmãos... aprendais a não ir além do que está escrito!(Apóstolo Paulo aos Coríntios 4:6)

Analisemos alguns desses movimentos estranhos á palavra de Deus:


1. Cair no Espírito ou cair no poder;
O “cair no espírito” é um dos mais famosos e proliferados modismos na igreja evangélica. Em várias reuniões e cultos, pessoas caem após sopros, empurrões e jogadas de paletós de pregadores sensacionalistas.
Hoje, inúmeros crentes estão em busca desse novo e conhecido movimento.
Mas onde começou essa onda?
Quais os termos que o descreve?
Esse fenômeno faz parte do pentecostalismo?
O cair no espírito tem apoio escriturístico e histórico?

“Tudo começou com uma profecia”

O pastor americano Randy Clark, foi ordenado pastor em 1950. Ele recebeu uma profecia que impactaria a vida das pessoas, com seu ministério de derrubar no Espírito. Para o pastor Clark, unção é como dinamite, e fé como a cápsula que explode a dinamite.
Clark é autor do movimento "Catch the fire" ( agarre o fogo). Uma noção estranha do poder divino.
Então tudo começou em 1994 na Igreja Comunhão Divina do Aeroporto de Toronto, Canadá.
Nessa reunião, as pessoas ao "agarrarem o fogo", começaram a cair no chão, sem fala, rindo, chorando ou dando gargalhadas.

Em pouco tempo, o templo estava lotado, vindo pessoas de todos os países e região. Quando Clark orava pelas pessoas, elas eram atiradas ao chão.

O pastor da Igreja de Vancouver Canadá, também recebeu uma profecia que o Espírito Santo se manifestaria imitando o som dos animais.
E o próprio começou a esturrar como leão, alegando que era o leão da tribo de Judá, uma das maneiras como Jesus é chamado na Bíblia.

O próprio Clark disse que cair não é um trabalho do Espírito Santo. Ele, porém, não soube dizer o propósito da queda, nem se há mudanças para quem cai.
Ele disse a George Guilherme, jornalista da revista Eclésia, que em Toronto ele colocava as pessoas em filas para que pudessem cair, e outras para segurá-las.
Poder ou indução?

As pessoas que estão caindo, estão sendo sugeridas a caírem.
Geralmente o pregador chama as pessoas para irem a frente. Então começa o preparo, dizendo que receberão uma carga de poder e não resistirão.
Conversam algo no ouvido das pessoas, convida alguém para segurá-las, e então berram: Receeebaaaaa!
E com a mão na cabeça das pessoas vai só empurrando uma a uma. Se isso não é indução porque chamar as pessoas à frente?
Porque prepará-las emocionalmente para que caiam?
Devemos ensiná-las, que isso não é a essência na vida dos cristãos.

Os que caem, não estão caindo pelo poder, pela experiência com Deus, mas por imaturidade, por desconhecerem realmente o que é poder.
Estão caindo simplesmente por cair. Porque são induzidas, instigadas, procurando algo novo, um experimento diferente.
Isso é grave porque desvia da verdadeira meta cristã, de santificação, crescimento na graça e no conhecimento.

E as pessoas passam a achar a queda sinônimo de poder, espiritualidade e unção.

Os princípios bíblicos e a essência da palavra estão sendo substituídos por algo tão banal. Mas a voz profética dos servos de Deus, devem ecoar mostrando a verdade.

O pior é que esse fenômeno está se tornado como um aparelho de medir espiritualidade.

Quem derruba tem poder e unção, quem cai, é porque foi atingido pelo poder.

O simples fato das pessoas irem em busca da queda, a disposição de estarem ali esperando para serem atiradas ao chão, mostra que são imaturas, e não sabem o verdadeiro significado do poder e unção.

Na verdade, tanto o “cair no Espírito” quanto a “unção do riso” são práticas importadas dos EUA, especialmente trazidas por Benny Hinn, recordista em vendagem de livros, que já esteve no Brasil algumas vezes, “ministrando milagres” através de sopros e golpes de paletó.

Benny Hinn, pastor do Centro Cristão de Orlando, na Flórida (EUA), leva inúmeras pessoas a caírem ao chão supostamente pelo poder de Deus.

Benny Hinn derruba muitas pessoas. Há vídeos no YouTube em que vemos até filas de pessoas para receberem o golpe de seu "paletó mágico". Mas, se de fato a unção de Deus está sobre sua vida, por que ele não levanta pelo menos uns 10% de paralíticos, em relação ao grande número de pessoas que ele derruba?
Quando andou na Terra, o Senhor Jesus levantou vários paralíticos e não derrubou a ninguém. Hinn derruba milhares e não levanta nenhum paralítico... Por quê?
O Senhor Jesus nunca fez propaganda dos milagres que realizava e glorificava o Pai em tudo. No caso de Hinn, todos os holofotes estão voltados para ele. Como diria um famoso jogador de futebol, ele é "o cara".
Curiosamente, os pregadores brasileiros que têm o senhor Benny Hinn como modelo são imodestos, vestem-se como astros, derrubam pessoas e são capazes de pregar (pregar?) uma hora sem citar o nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

Qual o propósito de cair no poder?

As pessoas estão ávidas por mudanças, o novo, o diferente, o inusitado, desperta a curiosidade de muitos.
Em matéria de fé, no campo espiritual, isso parece prioridade. Talvez isso possa ser um fator positivo para o modismo.
Estão importando das igrejas americanas modismos e heresias inconseqüentes e anti-bíblicos.

Em algumas reuniões essa prática do cai-cai, é fator indispensável. Certa ocasião foi perguntado a alguém que tinha caído no culto, o que ele havia sentido.
Disse que sentiu uma Paz e leveza no coração.
Para ter paz, não precisamos cair ao chão.

Deus não é encontrado dessa forma, para ter descanso e encontrar paz, temos que aceitar o Príncipe da Paz. "Vinde a mim os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei".
Se quisermos ser cheio do Espírito Santo, o caminho é uma vida de retidão e obediência da palavra de Deus. Afinidade com Deus é através da oração e consagração.

A meditação na palavra nos ensina o caminho da felicidade, fidelidade e retidão.
A busca dos frutos do Espírito Santo é tão importante quanto os dons espirituais.
Vamos aprender da palavra e ser cristãos autênticos e maduros para discernir e rejeitar o erro que ora assola a igreja.

Há base bíblica?
Na história das Assembléias de Deus como nos avivamentos mundiais, pessoas caíram sobre o poder de Deus. Na Inglaterra século XVIII, com John Wesley e George Whitefield, muitas pessoas também não aguentaram no seu corpo físico a manifestação do poder divino e caíram.
Nenhuma delas foram chamadas à frente e empurradas violentamente ao chão.
E quando caíram foram prostradas em sinal de adoração e reverência a Deus. Não como hoje que caem para trás e rolam no piso sujo da igreja e levantam da mesma forma.

Os defensores desse movimento citam: Daniel, Ezequiel, João e muitos outros.

• Daniel teve uma visão e caiu prostrado com o rosto em terra adormecido, diante do anjo Gabriel (Dn 10.5-6).
• Ezequiel, caiu sobre seu rosto depois de ter uma visão da glória divina (Ez 1.28; 3.23; 43.3).
• João evangelista viu um semelhante ao Filho de Homem e caiu aos seus pés como morto (Ap 1.13,16-17).
• Elias tinha poder na capa até para abrir o Jordão;
• Pedro tinha poder até na sombra e as pessoas eram curadas,
• Paulo tinha poder nas vestes mas nenhum deles, andou derrubando as pessoas no culto.
• Quando Daniel caiu não foi pelo batida do terno de nenhum pregador.
• Ninguém empurrou Ezequiel dizendo: Reeeeceeebaaaa poooodeeerr!!!
• João não caiu pelo sopro da boca de nenhum profeta do cai-cai. Essa prática é anti-bíblica e anti-cristã.

Esses fenômenos são também conhecidos como “Bênção de Toronto”, devido a divulgação dessas práticas pela igreja da Videira localiza em Toronto- Canadá, como acima descrito. Alguns apologistas (a maioria pentecostais) preferem chamar, de forma irônica, o “cair no espírito” de movimento “cai-cai”.

Algumas igrejas ou instituições relacionadas a denominações pentecostais incentivam a prática do cair no espírito. Todavia, a Assembléia de Deus, por meio da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) é contra o “cair no espírito”.

Na oitava ELAD, que é um encontro de pastores assembleianos ligados a CGADB, na cidade de Porto-Seguro- BA, em outubro de 2002, foi reafirmado a posição contrária da Assembléia de Deus em relação aos modismos neopentecostais. No relatório da ELAD, está escrito:

Sob o esfuziante tema “Não extingais o Espírito” o 8° ELAD trouxe a tona os fenômenos promovidos pelos movimentos neo-pentecostais como: “cair no Espírito”, “sopro do Espírito”, “benção de Toronto”, “dançar no Espírito”, “dentes de ouro” e outras enxurradas de práticas inovadoras que andavam perturbando o seio da igreja.

Nas palestras ministradas pelos pastores José Wellington Bezerra da Costa, Antonio Gilberto, Elienai Cabral e Elinaldo Renovato de Lima, os mais de 700 pastores e evangelistas inscritos no encontro, puderam constatar que a Bíblia não oferece nenhum respaldo para tais acontecimentos e reafirmaram que o autêntico mover do Espírito é aquele que traz avivamento espiritual, batismo no Espírito Santo e transformação na vida do homem.

Por meios dos periódicos oficias, a Assembléia de Deus tem se colocado contra essas práticas. Exemplo disso é o Jornal Mensageiro da Paz, que na edição de Setembro de 2007, trouxe uma matéria de capa sobre o pastor Paul Gowdy, um ex-líder da igreja em Toronto, que hoje revela a farsa do movimento, como citado anteriormente. Vários teólogos assembleianos e pentecostais se posicionaram contra o “cair no espírito”.

O renomado pastor assembleiano Antonio Gilberto comenta de forma crítica:

“Cair no Espírito” é cair e ficar inconsciente; cair não subjetivamente; cair à toda hora; cair em grupos; cair por manipulação de alguém esperto, e ainda mais citando textos bíblicos truncados [7]. E continua: Nas reuniões de “riso no Espírito” há pouco ou nada de leitura bíblica, de pregação e ensino da Palavra de Deus. Durante essas reuniões, eles proferem repetidamente frases como:
-Não tente usar sua mente para entender isso, Não ore agora;
beba! Receba! Receba um pouco mais.
Ora tudo isso é contrário aos ensinos da Palavra de Deus, pois a fé abrange a mente.[8]

O teólogo pentecostal Claudionor Corrêa de Andrade escrevendo sobre o “cair no espírito”, cita exemplo de Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembléias de Deus no Brasil, que viajou em 1923 de Belém do Pará até Santa Catarina para combater o que hoje é conhecido com “Bênção de Toronto”, e Andrade comenta:

Embora fervoroso pentecostal, Gunnar Vingren não se deixou embair pelo emocionalismo nem pelas aparências. Ele sabia que nem tudo o que é místico, é espiritual; pode brilhar, mas não é avivamento. O misticismo manifesta-se também em rebeldias e mentiras. Haja vista as seitas proféticas e messiânicas.

O Dr. Paulo Romeiro, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor de uma igreja pentecostal em São Paulo, lembra do equilíbrio em relação ao assunto, mas sem deixar de destacar as mazelas que fenômeno tem trazido ao evangelicalismo, ele diz:

Reconheço que Deus tem poder para tocar alguém hoje de tal forma que a pessoa venha a cair. De modo algum sou contra a verdadeira manifestação do poder de Deus. Esta não me preocupa nem um pouco, pois quanto mais, melhor. O que realmente me preocupa são os abusos gerados em torno de tal prática. Estes trazem mais transtornos e divisões para o Corpo de Cristo do que edificação espiritual.

José Gonçalves, pastor da Assembléia de Deus no Piauí, lembra do perigo do sensacionalismo e pauta o assunto pelo equilíbrio. Em artigo, escreveu sobre a possibilidade de alguém cair sob influência divina assim como nos avivamentos do Século 19, mas reconhece os atuais exageros sobre o fenômeno. Gonçalves escreve:

Há o perigo dos “pneumatismos” que conduzem à anarquia espiritual. Na gênese das seitas que dizem ser criação do Espírito de Deus, encontra-se com abundância as mais insidiosas aberrações teológicas. Esse é um problema que não pode ser simplesmente ignorado por se desejar preservar um evangelicalismo ou um suposto avivamento.

Outra observação importante de um teólogo pentecostal, é o que está descrito no Dicionário do Movimento Pentecostal, em relação ao “cair no espírito”. Isael de Araújo escreve:

A comprovação para o fenômeno está inconclusiva. Do ponto de vista experimental, é inquestionável que, ao longos dos séculos, crentes venham experimentando fenômenos psicofísicos nos quais caem no chão. Além disso, eles sempre atribuem a experiência a Deus. É igualmente inquestionável que não existe nenhuma prova bíblica para a experiência como norma para a vida cristã.

Os que defendem a “queda no poder” ignoram os fatos de que o culto a Deus é racional (Rm 12.1) e de que o espírito do profeta está sujeito ao profeta (I Co 14.32).

Isso significa que, por mais que sintamos a presença do Senhor, em um culto, devemos ser prudentes quantos às reações. Devemos ser meninos apenas na malícia, e adultos no entendimento (I Co 14.20)


Hoje as pessoas caem por receber alguma coisa, no tempo dos grandes avivalistas as pessoas caiam por convicção de pecado.

Hoje as pessoas caem após mensagens de auto-ajuda e triunfalismo, no tempo dos avivalistas as pessoas caiam mediante mensagens como “Pecadores na mão de um Deus irado”.

Hoje as pessoas caem após empurrões ou por causa de paletós de pregadores sensacionalistas, no tempo dos avivalistas os que caiam não caíram por causa de gerenciamento, provocações e manipulações de pastores.

Hoje os pregadores propagam o cair, no tempo dos avivalistas os grandes homens de fé procuravam desencorajar essas manifestações.

Hoje as pessoas tornam o cair um espetáculo, no tempo dos avivalistas esses fenômenos não eram casos de exibicionismos.
O teólogo Erwin Lutzer lembra outra diferença:

Os superapóstolos de hoje afirmam fazer em questão de minutos o que pregadores mais antigos nos dizem que apenas pode ocorrer por quebrantamento diário e submissão a Deus, em geral por sofrimento. Atualmente, nos dizem que só podemos ter poder sendo tocados por um apóstolo supercheio de unção. Eles têm poder próprio.

Portanto, o atual movimento de “cair no espírito” e fenômenos relacionados como: “riso santo”, “dança do Espírito”, “aviãozinho”, “unção da lagartixa”, “reteté de Jeová” etc, não apresentam nenhuma evidência bíblica e chegam a ferir vários princípios bíblicos, como o culto racional, decente e com ordem (Rm 12.1, I Co 14.40).

2. RETETÉ?
O que será isso? Seria um tipo de dança? Ou será que é um movimento antibiblico? Será que é a manifestação do poder do Espírito Santo?

O que significa a palavra reteté?
Este termo não consta de dicionários oficiais, embora haja quem diga que ele teve origem no italiano. Dizem que relaciona-se com a culinária e significa: "mistura, movimento, reboliço, festa, aquilo que foge da normalidade".

Esse movimento ou esse reboliço ganhou um espaço gigantesco no meio das igrejas. É muito comum ouvir um pregador pronunciando a tal expressão, principalmente se ele for avivalista.
E os cantores também gostaram muito dessa onda de reteté e até gravam músicas que promovem essa "mistura" e esse" movimento" chamado reteté.

Infelizmente, o reteté não tem trazido bons resultados para a igreja, pois ao invés de ouvirem, aprenderem e praticarem a Palavra de Deus, as pessoas estão indo às igrejas para fazerem uma "festa" que "foge da normalidade".

Nessas reuniões de reteté quase não é pregada a Palavra de Deus, preferem usar pedaços isolados das escrituras e usá-los para fazerem heresias que são bem aceitas pelas pessoas amantes das obras da carne e inimigas de terem que carregar a cruz para seguir Jesus.

Esse movimento também é muito aceito pelos novos convertidos que ainda não conhecem a Palavra de Deus e acabam aprendendo que isso é ser cristão.

RETETÉ DE TORONTO

Infelizmente, pastores hoje têm apostatado da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (1 Tm 4.1).
Mas há casos raros em que eles "desapostatam", isto é, arrependem-se, reconhecem o seu erro. Não foi esse o conselho que Jesus deu ao pastor da igreja em Éfeso?
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Ap 2.5).

O pastor canadense Paul Gowdy, que abraçara várias aberrações na Igreja Aeroporto de Toronto, arrependeu-se e escreveu, há algum tempo, uma carta, pela qual discorre sobre o seu retorno às verdades da Palavra de Deus. Ele menciona uma série de heresias, modismos e manifestações — chamadas por ele mesmo de demoníacas—que, infelizmente, muitas igrejas brasileiras estão experimentando. A diferença é a designação. Aqui, elas são conhecidas como "reteté", "unção da loucura", etc.

Mas, na tal carta, publicada em vários sites e blogs norte-americanos — como www.revivalschool.com e www.discernment-ministries.org —, o pastor Gowdy diz que não foi nada bom o que ocorreu na Igreja Aeroporto de Toronto. Ele já começa dizendo que a experiência de Toronto para ele foi uma mistura de maldição. Segundo a sua descrição, o resultado de todo aquele "mover" (ou, como diríamos aqui no Brasil, "reteté") foi que a igreja praticamente se auto-destruiu, esfacelando-se:

Devoramo-nos uns aos outros com fofocas, falando mal pelas costas, com divisões, partidarismo, críticas ferrenhas uns dos outros, etc.

Depois de três anos "inundados" orando por pessoas, sacudindo-nos, rolando no chão, rindo, rugindo, rosnando, latindo, ministrando na igreja Internacional do Aeroporto de Toronto, fazendo parte de sua equipe de oração, liderando o louvor e a adoração naquele local, praticamente vivendo ali, tornamo-nos os mais carnais, imaturos, e os crentes mais enganados que conheci.

As manifestações dos dons espirituais na Igreja do Aeroporto, a partir de 1994, deram lugar à tal "bênção de Toronto".

O povo que ia à igreja deixou de ouvir a exposição da Palavra, receber libertação e graça vindas do Senhor, para ouvir gritos de "fogo!" e sacudir o corpo de modo estranho.
Gowdy acredita que os líderes da igreja eram pessoas sérias, que amavam o Senhor, até que caíram no laço do engano.
Ele diz o seguinte dos líderes da Igreja do Aeroporto e de si mesmo:

Não amaram o Senhor o suficiente para guardar os seus mandamentos. Fracassaram por não obedecer as Escrituras, e se desviaram porque andavam algo maior e grandioso, mais empolgante e dinâmico.
Eu também cometi este pecado. Preguei sobre esta renovação na Coréia, no Reino Unido, nos Estados Unidos e aqui no Canadá, e estou profundamente arrependido ao escrever este relato, e peço-lhes que vocês, a noiva e o corpo de Cristo me perdoem, especialmente os pentecostais e carismáticos, pois todos fazem parte de minha família teológica.
Gowdy também pergunta, num trecho da carta: "Como fiquei tão cego assim?"
Ele diz isso, ao descrever como pessoas imitavam cachorros, faziam de conta que urinavam nas colunas da igreja, latiam, rugiam, cacarejavam, "voavam" e se comportavam como bêbadas. Hoje, ele não tem dúvidas de que tudo aquilo era algo irreverente e blasfemo ao Espírito Santo.

Ele diz que ficou perturbado com uma profecia que veio através da esposa de um dos líderes. Dizendo ter sido arrebatada à presença do Senhor Jesus, ela afirmou que o que experimentou foi muito melhor que sexo! "Como alguém pode comparar o amor de Deus ao sexo?", pensou o pastor Gowdy.

Mas o que mais impressiona em sua narrativa é o fato de ele reconhecer que os demônios agiam livremente em meio a todo aquele reteté, por assim dizer:

Quando começamos a suspeitar de que os demônios estavam à vontade em nossos cultos, John Arnot ensinava que devíamos nos perguntar se eles estavam chegando ou saindo. Se está saindo deles, está bem!
John defendia o caos afirmando que não devíamos ter medo de sermos enganados, pois se havíamos pedido ao Espírito Santo para nos encher; como Satanás poderia nos enganar? (...)

Tais palavras eram convincentes, mas totalmente contrárias às Escrituras, pois Jesus, Paulo, Pedro e João alertaram-nos sobre o poder dos espíritos enganadores, especialmente nos últimos dias. Mesmo assim, não devotamos amor a Deus para lhe obedecer a Palavra, e, Como conseqüência, abrimo-nos à ação de espíritos mentirosos (...)

...eu rolava pelo chão, certa noite, "bêbado no Espírito", como costumávamos dizer, e ali, cantando e rolando no chão, comecei a cantar uma canção de ninar: "Maria tinha um cordeiro e seu pêlo era mais alvo que a neve".
Cantei esta música infantil de maneira debochada e imediatamente alguma coisa em meu coração sussurrou que aquilo era um demônio...

Após essa triste experiência, Gowdy se arrependeu.
"Como um demônio entrou em mim? Eu não amava a Deus? Não era zeloso pelas coisas de Deus? Não era totalmente apaixonado por Jesus?", questiona.

Mas hoje ele não tem dúvidas de que espíritos imundos se manifestaram através de sua vida. E, por isso, se afastou da Igreja do Aeroporto e resolveu, anos depois, denunciar as experiências que ali viveu.
Ele também conta que pessoas de sua ex-igreja lhe perguntaram se já havia recebido a espada dourada do Senhor. E então lhes perguntou de que se tratava, pensando ser uma palavra profética relacionada com as Escrituras. Mas ouviu deles a seguinte resposta:

Não, não é a Bíblia; é uma espada invisível que somente os verdadeiramente puros poderão receber. Se for tomada de maneira errada, então será morto pelo Senhor. Mas, se você for santo o suficiente para recebê-la, então poderá desembainhá-la, pois ela cura aids, câncer, etc. e produz salvação.
A pessoa deve fazer gestos de ataque, imaginando ter em suas mãos esta espada invisível, avançando sobre as pessoas enquanto está em oração!

"O que é isso, desenho animado?", alguém poderá perguntar.

De fato, a descrição de Gowdy seria cômica se não fosse trágica. E, infelizmente, a realidade brasileira não é diferente.
Muitos crentes empunham espadas douradas em vez da espada do Espírito (Ef 6.17); e calçam sapatos de fogo em vez dos calçados da preparação do evangelho da paz (Ef 6.15).
Paul Gowdy menciona outras manifestações e heresias —— e conclui a carta, arrependido por ter ensinado "coisas que não são bíblicas". Diz ele: "Eu não testei os espíritos quando a Palavra ordena que assim seja feito. Todos os que estavam ali quando estas coisas começaram a acontecer sabem que o que escrevo é a verdade".
Destaco agora algumas das últimas palavras contidas na carta:

... temos muitas contas a prestar; o Senhor lhes abrirá os olhos qualquer dia desses. Imagino que quando esta carta for publicada serei bombardeado por cartas de ambos os lados... Bem, o Senhor conhece meu coração e por sua graça haverá de me guiar a toda verdade, pois quero conhecer a Jesus Cristo o crucificado (...)

Creio que somos como a igreja de Laodicéia; pensamos que somos ricos, prósperos e sem necessidade alguma, e, no entanto não percebemos que estamos cegos e nus. Precisamos levar a sério o conselho de Jesus comprando ouro refinado no fogo (que fala do sofrimento e não de espíritos enganadores), vestiduras brancas para cobrir nossa nudez e colírio para os olhos para poder ver outra vez. O Senhor nos chama ao arrependimento, e graças ao Senhor pelo que ele é, pois nos conduzirá e nos restaurará ao Pai.

Ora, o que adianta os crentes rirem e rolarem pelo chão dentro dos templos, se as almas continuam perdidas do lado de fora?

Diante do exposto, cito ainda o que está escrito em 1 Coríntios 15.1,2: "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão".

A coisa mais triste do reteté é fazer os crentes parecerem macumbeiros (esse comentário parece implicante e grosseiro, mas não é), pois nas reuniões de reteté as pessoas dançam como no terreiro de macumba (todos nós sabemos que os macumbeiros não adoram a Jesus e seus cultos não são oferecidos a Deus).

• Segundo o pastor pentecostal Ciro Sanches Zibordi, esse tipo de “culto” caracteriza-se pelos “hinos” que “são apresentados com ritmos como axé, com batuques que lembram reuniões do candomblé, e muito forró. Pura carnalidade! Pessoas rodopiam, caem, riem, berram etc.”

Obreiros neófitos gostam do tal reteté, a ponto de se indignarem contra quem estimula o povo a ler mais a Bíblia e ser mais equilibrado. Eles dificilmente oram e, quando o fazem, valem-se das chamadas "orações de guerra". Ordenam, determinam, decretam... Esses anões espirituais não têm fome pela Palavra. Quando um pregador cita as Escrituras, bocejam. O negócio deles são as efemeridades; gostam de movimentos — da carne, é claro.
• O historiador pentecostal Isael de Araújo o assim descreve:
Nos cultos “reteté”, pessoas marcham, pulam, contorcem, caem, riem, berram, ficam rodopiando pra lá e pra cá num verdadeiro reboliço.
Geralmente, essa desordenada movimentação se dá enquanto hinos são cantados em ritmos como forró ou axé, com batuques e pandeiros que lembram reuniões do candomblé.
Para os crentes do “reteté” só os seus cultos são verdadeiramente pentecostais e têm o mover de Deus.
Mas esses cultos ultrapassam os limites da meninice e muitas vezes são pura expressão de carnalidade e falta de temor a Deus. Seus dirigentes são obreiros neófitos que não estimulam o povo a ler mais a Bíblia e ser mais equilibrados.

No culto “reteté” a extravagância, os exageros, a irracionalidade, a falta de exposição das Escrituras. Os freqüentadores desses cultos são cristãos, normalmente neófitos ou imaturos, que não crescem de maneira sólida. Um grande problema é ver vários pastores envolvidos em tais modismos!

Então, como pode um adorador cristão se parecer com um pai de santo?
Não podem ter nada a ver e, sim, serem totalmente diferentes, pois um oferece culto a Deus e o outro a demônios!

Mas no reteté, até mesmo as músicas são parecidas com as de terreiro e as danças, idênticas às de mães de santo, ritmos tocados e movimentos com o corpo, semelhantes em ambos.
Mas o que explica isso?

Seria os demônios imitando o Espírito Santo?
Muitos adeptos do reteté, ao serem questionados sobre as semelhanças de ambos os movimentos, confirmam que o Espírito Santo é quem faz todo o movimento no culto e que nos terreiros os demônios o imitam.
O que vale a pena é ler e reler para aprender direitinho e obedecer ao que está escrito em (1Corintios 14), pois este texto inteirinho nos ensina como cultuar a Deus, mas a partir do versículo 26 até o 40, realmente vemos o que Deus espera receber de nós quando nos reunimos para O cultuar.
Usarei aqui a seguinte seqüência de versículos desse mesmo texto, para que possamos meditar melhor a respeito do que Deus aceita como culto (versículos 26,33,37,38,39,40).

“Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor, mas se alguém ignora isso que ignore. Portanto irmãos, procurai com zelo profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem".

Lendo esse texto bíblico, portanto inerrante e santo, não dá para acreditar que Deus receba um culto do tipo reteté.

Como lemos no início da mensagem, os significados para essa palavra são de muita bagunça e nada de ordem e decência, pois reteté quer dizer reboliço, mistura, festa, aquilo que foge da normalidade.

Na verdade, reteté se tornou uma “gíria pentecostal” que, infelizmente, significa prestar um culto ao contrário do culto que Deus ensinou e que deseja receber de nós.
Qual o problema do reteté?

São vários os problemas com essa modalidade de culto e seria necessário rasgar I Co 14 das Sagradas Escrituras, para aceitar o reteté.

a) A passagem ensina ordem e decência (v.40), além de mostrar que os dons têm propósitos para edificação da Igreja (v.26). “Faça-se tudo para edificação”.

b) Deus não é de confusão (I Co 14.33). O reteté encarna o caos!

c) O “reteté” infantiliza, contrariando o bom-senso exortado pelas Escrituras (I Co 14. 20)

d) O culto é racional (Rm 12.1), enquanto o “reteté” inspira os mais primitivos instintos emocionais, desprezando por completo o intelecto.

Essas palavras do texto bíblico eram para serem obedecidas como mandamentos do Senhor, mas o que parece é que até mesmo os pastores rasgaram essa página da bíblia ou riscaram essas palavras, ou seja, não estão cuidando em serem espirituais, nem profetas de Deus.

O reteté é uma vergonha para o cristianismo!
Pois cristãos são os que seguem os ensinamentos de Cristo e vivem como Ele ensinou, obedecendo à Sua Palavra, recebendo dEle o poder para serem Suas testemunhas neste mundo de horror, onde o mal tem dominado os corações.

Ser cristão é renunciar aos desejos carnais que arrastam o homem para o pecado, é negar-se a si mesmo e tomar a cada dia a sua cruz para seguir Jesus.

Não existe cristianismo sem Bíblia, não existe cristianismo sem obediência, não existe cristianismo sem cruz.

Mesmo que os "retetezeiros" (se reteté foi inventado, podemos inventar um nomezinho para quem o adota) insistam em dizer que toda aquela bagunça que eles fazem nos cultos é manifestação do poder do Espírito Santo, nunca conseguirão convencer os amantes da genuína mensagem bíblica que aprendem ao ler Atos 2 o que realmente é o poder do Espírito Santo.

Pedro pregou cheio do poder do Espírito Santo, pregou a mensagem da cruz, que salva e liberta o homem do pecado e o prepara para viver a eternidade no céu e, nessa mensagem Pentecostal, ganhou quase três mil almas para Jesus. Quantas almas têm ganhado os cultos de reteté?

Quantas vidas tem sido libertas nessas reuniões?

Qual o tema dos louvores ou mensagens pregadas nos cultos de reteté?

A mensagem pregada no reteté é de Vitóriiiaaaa! Parece boa a mensagem?

Só parece, pois não prega a vitória de Jesus na cruz, nem a vitória do crente sobre o pecado, através do sangue de Jesus.

A vitória pregada no reteté é financeira, sobre os invejosos, sobre o diabo, pois os retetezeiros são “super poderosos” (mas não é aquele poder que Jesus prometeu que teriam os que cressem em Seu nome, mas é um poder feio e estranho, que zomba das coisas espirituais e expõem os ignorantes às artimanhas de satanás).

A Palavra nos ensina a resistirmos à tentação e vigiarmos em todo o tempo, pois o nosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

Jesus é a nossa força e a nossa vitória!

O poder do Espírito Santo é dado aos crentes para anunciarem a mensagem do reino de Deus e terem forças para batalharem nesta terra, contra o pecado e não para sapatearem inutilmente em ritmos mundanos até caírem ao chão.

Não compare o poder do Espírito Santo à bagunça irresponsável do reteté!

O nosso Deus é santo e nós devemos ser santos também, pois sem santidade ninguém O verá. Ser santo é ser separado - bem diferente do reteté que significa misturado.

Fervor, animação, gritos, barulho, histeria e alguns “fenômenos esquisitos”, nunca foram sinônimo da verdadeira espiritualidade, muito embora os mais vulneráveis e valorizadores destas manifestações externas pensem e preguem diferente.

Dê “um glória”, “fala em línguas”, “abre a tua boca”, “tira o pé do chão”, “desmancha essa cara de delegado” e outros termos, tornaram-se chavões de pregadores animadores de auditório, distorcendo o verdadeiro sentido e propósitos destas expressões.

A coisa tomou uma proporção tão grande, que até nos dias atuais, em muito cultos, tem pessoas que constrangidas pelo que se convencionou ser um “crente espiritual”, para se adaptar aos padrões estabelecidos, negam a sua própria personalidade e individualidade.

Não há nada de errado com a maioria destas expressões e com um comportamento eufórico. O errado está nos abusos, nos excessos, nas equivocadas motivações e na contradição entre a conduta no culto e a vida privada (e até pública).
Existem crentes, que na mesma proporção que falam em línguas, maltratam a mulher, o marido, os filhos e os pais. São caloteiros, presunçosos, arrogantes, fofoqueiros, semeadores de contenda, mentirosos, facciosos, infiéis, empregados enganadores, patrões exploradores, etc.

Definitivamente, fervor não é sinônimo de espiritualidade. Por vezes, muito barulho e animação é uma tentativa consciente ou não, de esconder a realidade.
Não adianta fazer “avinhaõzinho” ou “trenzinho”, “marchar”, dá “tiro”, “rolar no chão”, “cair no espírito”, “chiar”, “uivar”, “urrar”, pois estas coisas não provam nada, a não ser, em muitos casos, o desequilíbrio emocional e até mental, e na melhor das hipóteses, pura “meninice”.
Neste último caso, é preciso ter sabedoria para não matar os “meninos”. Eles precisam ser orientados com amor e paciência, para poderem alcançar a maturidade.

Por outro lado, ser maduro não é ser frio, indiferente, azedo, amargo, insensível. Ser espiritual e maduro não nos impede de glorificar a Deus, de buscar e permitir que o Espírito manifeste em nós os seus dons. Como espirituais nos alegramos, rimos e choramos na presença do Senhor!

Poder de Deus é poder que realiza que faz, que se importa, que ama, que prega, que socorre, e não meras demonstrações sensacionalistas e puramente emotivas.

Não é pela quantidade ou intensidade das manifestações dos dons espirituais (ou supostas manifestações), que se conhece a verdadeira espiritualidade de um cristão, mas sim por suas obras, pelo fruto do Espírito em sua vida;

“Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tg 1.26-27)

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5.22-23)

Vemos que ultimamente isto tem sido largamente aceito em nossas igrejas observe:

O Espirito Santo deixa a igreja toda confusa e que edificação traz a igreja?

O Espírito Santo anula a mente e a razão dos seres humanos?

O Espírito Santo deixa a pessoa numa espécie de transe místico?

O Espírito Santo afugentam os pecadores?

É necessário uma espécie de ritual(estilo indígina) ou uma lei para fazer o "Espirito
baixar" a qualquer hora?

Jesus e seus apostolos viviam rodando e girando por onde iam pois tinha o Espírito?

A emoção faz com que a pessoa sorria de alegria ou fazer caretas como se estivesse sobrecarregada?


Conclusão:
Qual é a causa para tanto sucesso de fenômenos excêntricos, extravagantes, exóticos, anti-bíblicos, irracionais, no meio evangélico?

01. A busca pela espiritualidade superficial.
Hoje a dedicação de tempo à oração, meditação bíblica e comunhão entre irmãos é cada vez mais raro no meio evangélico, então a busca por soluções espirituais mais rápidas e instantâneas são freqüentes nos cultos.

02. Desequilíbrios eclesiásticos. Como é difícil ser equilibrado no meio evangélico, pois muitos em busca de uma “cristianismo racional”, buscaram um racionalismo cético, naturalista e anti-bíblico denominado de liberalismo teológico. Em contrapartida, outro extremo se levantou, que é a busca por um “cristianismo emocional”, onde o emocionalismo contamina as mentes que pararam de pensar e refletir na Palavra de Deus.

03. Pragmatismo e empirismo evangélico. Um legião de pessoas buscam aquilo que é prático e experimental, sendo presas fáceis de pregadores sensacionalistas, que buscam produzir shows em lugar de cultos. O espetáculos dos anfiteatros tomam conta dos púlpitos que deveriam ser destinados à Palavra.

04. Falta da consciência na suficiência da Palavra. Ir além do que está escrito é a grande moda dos evangélicos contemporâneos, sendo que a Bíblia deixa de ser a regra de fé e prática das liturgias e manifestações espirituais. Já não é suficiente os dons espirituais descritos em diversos textos das Sagradas Escrituras? Para que buscar mais coisas que fogem da Palavra?




Mudança de vida
Todas as experiências sobrenaturais relatadas na Palavra de Deus levaram os homens que por elas passaram ao arrependimento, mudança de vida, desejo de evangelizar, etc... Em outras palavras, tinham sempre um propósito.
É de se estranhar pessoas que vivem caindo na igreja e possuem um péssimo testemunho e nunca mudam de vida!


Amados...este artigo na verdade é resultado de uma pesquisa que fiz na internet, estão inclusos trechos de varios blogs, sites, portanto se alguem identificar algo que seja de sua autoria por favor entre em contato comigo )

Mensagem do Pastor Paul Washer sobre o julgamento de Deus e o grande trono branco



Abram as suas Bíblias em Apocalipse cap. 20, versículo 11
Vi um grande trono branco e o que estava sentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
O poder dessa passagem que está aqui diante de nós é absolutamente impressionante, e o amor exigido para pregar isso, é mais do que eu tenho, veja, nos tempos de hoje onde um homem fala sobre maravilhosas, sensacionais coisas e grita: “paz, paz”!
Mas não há paz, ás vezes nós somos convocados à, de certa forma, estragar a festa de todo mundo e dizer: pare! De berrar, de gritar: “Pare”!,
Pense por um momento sobre o fim dos seus dias, para onde você está indo, o que Cristo realmente diria na totalidade de sua palavra.
Como podemos estar tão inclinados somente para dar a nós mesmos, dirigidos a essas coisas que mais satisfazem a carne tão frequentemente e recusarmos a olhar o trem que está vindo?
Sim, pode ser um trem devagar, mas é um trem, e é um trem pontual, e está vindo, o dia no qual todos os homens estarão nus perante Deus. Todos.
Como geralmente digo; não vou perder o meu sono a noite, porque você não tem auto-estima.
Não vou perder meu sono á noite porque o seu talão de cheques não está equilibrado ou você não consegue competir com seus vizinhos.
Homens de Deus perdem o seu sono a noite por causa disso, da realidade disto que está diante de nós, que é mais realidade que qualquer um possa provar, tocar, cheirar ou sentir nesta noite, a realidade do julgamento de Deus.
Agora, primeiramente ele começa dizendo: “Então...”. Literalmente no grego é: “E”. e o que João está fazendo é referir este texto ao que o precede, e o que está acontecendo no texto que precede o julgamento?
Deus, de uma vez por todas, está colocando um fim ao diabo. De uma vez por todas Ele está colocando abaixo o diabo e todo seu trabalho e Ele está fazendo isso em ordem para limpar Sua criação e preparar uma nova criação.
Agora, não há nada em si surpreendente nisso até que você acompanhe com os versículos que se seguem, e é isto. Deus está ligando este texto de volta a purificação da criação e Ele está basicamente dizendo isto: Em ordem para o novo céu e a nova terra que sucedem, a criação precisa ser purificada do grande inimigo, o diabo.
E após ele derrubar o diabo, então ele se volta a outro inimigo: o homem.
Antes que a criação possa ser trazida á renovação, santidade e retidão, deve haver um julgamento, e depois desse julgamento, a maior parte das pessoas serão arrastadas ao inferno. A maior parte das pessoas serão arrastadas ao inferno por um único propósito, para abrir caminho para o que Deus planeja fazer em Seu Filho Jesus Cristo.
Agora, se você recorda a história de Ebenezer scrooge, ele teve um tipo de experiência extracorpórea, é tomado por um anjo e visita muitas famílias, e ouve pessoas falando, embora elas não pudessem vê-lo.
E ele vem sobre esta casa e ele ouve pessoas reunidas dizendo coisas terríveis sobre um certo homem. Essas coisas terríveis as quais estão dizendo chegam a fazê-lo sentir pena do homem, mesmo não o conhecendo. Então subitamente o nome de Ebenezer é chamado e Ebenezer percebe que essas pessoas estão pensando essas coisas horríveis sobre ele, e dizendo coisas horríveis sobre ele.
Agora, venha comigo por um segundo aos conselhos de Deus, uma grande discussão ocorrendo e você ouvindo como se fosse uma mosca na parede, Deus dizendo: Antes que nós possamos trazer nossos novos céus e nova terra, Nós precisamos livrar a criação do vil, do ser desprezível que contaminou tudo isso. E as palavras de Deus falando desse jeito causam em você em tremor, então subitamente você ouve o seu nome. Deus está falando de você. Até que Ele possa trazer a nova criação, os novos céus e nova terra, Ele precisa livrar a criação de todas as coisas que a contaminam, e o seu nome é chamado.
Eu quero que você saiba que o seu nome é chamado e se seu nome não for encontrado na Pessoa e no trabalho de Jesus Cristo. Eu sei que estas coisas são horríveis. Eu sei que você provavelmente nunca as ouviu, mas você precisa ouvi-las.
È realmente terrível. E continua. E João, quando ele está envolvido nessa visão que ele teve, ele diz: “Eu vi um grande trono branco”.
No grego isso revela-se de uma maneira um pouquinho diferente. Ele disse: “ Eu vi um trono. Eu vi um trono”. E a ordem no grego é muito, muito importante. Ela dá supremacia e preeminência ao trono acima de todas as coisas. Ele diz: “eu vi um trono”.
Umas das maiores necessidades dos crentes de hoje, para você e para mim, é ver um trono.
Isaías precisava ver um trono. Quando o rei Uzias morreu ele viu o Senhor assentado em um trono.
Ezequiel tinha a necessidade de ver um trono. Jeremias tinha a necessidade de ver um trono. Ezequiel, especialmente, tinha a necessidade de ver um trono. Você tem necessidade de ver um trono. Crente, você tem necessidade.
Há um Deus e Ele redimiu você, mas esse Deus que redimiu você é seu Senhor, que está assentado em um trono que é tão imenso, tão grande, tudo desaparece em comparação. Você precisa ver o trono quando estiver pensando em fazer as coisas do seu próprio jeito. Mas também precisa ver um trono quando faz as coisas á maneira de Deus e tudo vem contra você. Você precisa ver o trono. Mas quem não é crente também precisa ver o trono. Todos os que estão aqui hoje precisam ver o trono. Não como uma bênção, nem como um apoio, mas como um alerta. Um dia você estará diante desse trono e será julgado perante esse trono em perfeita justiça.
Agora ele segue e ele diz: primeiramente há algo aqui que eu quero esclarecer bem. Este trono sobre o qual Deus está é um trono de soberania. Demonstra Seu poder e Seu governo sobre todas as coisas. Mas você precisa entender que esse trono sobre o qual Deus está assentado é o trono do julgamento. Em Romanos capítulo 14 ele é chamado de “trono do julgamento de Deus”. Em 2 Coríntios capítulo 5 é chamado de “trono do julgamento de Cristo”. É muito, muito interessante em nosso texto aqui que a palavra em 2 Coríntios referente ao trono do julgamento de Cristo é a palavra “BAY-MA” e ela diz que quando Cristo estava sendo julgado por Pilatos Ele está de pé diante de BAY-MA, o trono, o assento de julgamento de Pilatos. Mas não é incrível que aqui tudo é revertido? Agora Pilatos estará de pé diante do trono do julgamento de Cristo. Como você acha que Pilatos se sentirá nesse dia? Quando tratou Cristo como se fosse nada? E usou Cristo para negociar com Herodes? Ele negociou Cristo como se fosse nada e agora Pilatos vai ficar de pé diante de Cristo. E você diz, “Oh, pobre Pilatos”.
Não, meu amigo. Pobre de você, porque talvez você tenha feito o mesmo. Você julgou a Cristo. Você ouviu o Evangelho várias vezes, mas livrou-se enganosamente dele. Você rejeitou-o. Ou você tomou Cristo como uma espécie de modinha, o bastante de Jesus para se fazer religioso. Mas você não entende. Do jeito que você vê Jesus agora você está julgando-o. Do jeito que você está servindo Jesus você está julgando-o. Não é apenas sobre desobediência. É sobre o modo que você vê Cristo. É o modo como trata Cristo.
Continua. Este trono é um grande trono. A palavra usada no idioma grego é meg’as. Da qual temos “mega”. Significa algo grande. A palavra pode ser traduzida como aparência, dimensão, massa, peso, área, extensão, força, nível, eminência, estima, virtude, autoridade e poder. Qualquer coisa resumida na palavra “grandeza” é encontrada no trono de nosso Deus e no trono do julgamento, diante o qual você ira ficar de pé. Esta grandeza é também manifesta no fato de que, bem, o escabelo dos pés dessa coisa, o escabelo é a terra toda. Ouça o que as Escrituras dizem: Isaias diz: assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra é o escabelo dos meus pés”. Isaias 66.1.
Nunca houve um rei na face da Terra que fosse dono de um continente inteiro e o manteve. Grande reis diante dos quais tremeríamos, e a maior parte do mundo tremeu, mas eles nem mesmo possuem uma parte da Terra. E, no entanto, esse Rei diante do qual você ficará de pé. Esse Rei quem vai julgar você é tão grande o seu trono, que Ele coloca Seus pés nesse planeta.
Ele coloca seus pés aqui. Então, quão grande é seu poder? Quão grande sua autoridade? Quão grande é Este diante do qual você ficará de pé?
Uma outra coisa que conta sobre a grandeza deste trono é esta: Agora João está envolvido nessa visão. Eu quero que vocês pensem sobre isto. João, está envolvido nessa visão, e ele diz: Eu vi um trono (AP. 20:11). Mas você não sabe que havia quase um infinito número da humanidade em pé diante desse trono? Um mar, oceanos de homens tão longe quanto os olhos podem alcançar. Mas João não percebeu nenhum deles. Você vê? Ele não reparou nenhum deles porque O que estava sobre aquele trono é tão grande que faz tudo o mais desaparecer, totalmente e completamente desaparecer.
Não é surpreendente quanto valor homens colocam sobre homens, e quão importante somos uns aos outros? Mas quando Deus inteiramente e finalmente revela a Si mesmo, todos nós totalmente e completamente desaparecemos. Isto tem tantos... Quero dizer, há tantos livros apenas sobre esta palavra. Pode imaginar? Você luta com orgulho. Você precisa da visão do trono de Deus. E todo orgulho dissipa e desaparece.
Outra coisa sobre este trono que eu quero que você veja, é grande, devido Áquele que se assenta sobre ele. Ouça o que as Escrituras dizem. Elas dizem que Ele é o “Eu Sou”, o Alfa e o Ômega, o Ancião de dias, o Deus Eterno, o Deus invisível, o Deus Bendito, o Poderoso, o Santo, o Deus justo, o Deus dos deuses, o Reis dos reis, o Senhor dos senhores, o Possuidor dos céus e da terra, o Bendito e Único Soberano, o Legislador, o Juiz de toda a Terra. Ele é que tem de ser temido, a Bíblia diz, ele que tem que ser temido.
Nabucodonosor disse isto: Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo Reinol é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a Sua vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a Sua mão, e lhe diga: Que fazes? (Dn 4:34,35) Este é O Deus da Bíblia.
Uma das razões pela qual eu estou pregando, é esta mesma coisa que aconteceu a Nabucodonosor. Ele disse “levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento”. Aqueles de vocês que possivelmente não conhecem O Senhor, tudo o que vêem é a terra. É o seu padrão, a base na qual você julga tudo mais. Você precisa olhar para o céu para que sua razão possa retornar a você. Você precisa olhar para as coisas eternas e perceber o que está acontecendo. Você acha que eu daria minha vida por poesia? Isto não é poesia. Isto é realidade. Isto é o que vai acontecer. É a coisa mais certa que vai acontecer. E aqueles de nós que são crentes, sim, nossos corações estão renovados, Sim, fomes regenerados pelo Espírito Santo, mas nunca esquecendo disso: que Cristianismo é um processo de santificação. Você pode se gabar durante todo dia sobre ter um evangelho verdadeiro e tenho muito orgulho de você fazê-lo. Mas você ainda pode estar hipnotizado por este mundo, ser tirado do curso, porque você apenas enxerga as coisas deste mundo, as que brilham, importantes para o homem hoje. Você precisa olhar para o céu. Você precisa ver o trono. Você precisa enxergar a realidade para que essa razão possa retornar a você.
Continua e diz que o trono é branco. É um trono branco. Quando você tem de falar sobre a justiça de Deus você é deixado em aberto. Simplesmente não há palavras na linguagem humana. Primeiramente, a mente humana não consegue compreender isso, e se não pode compreender, não pode comunicar isso porque nossa linguagem não é forte o suficiente. O brilho da brancura reluzente da justiça de Deus que nem mesmo os anjos podem parar diante dela sem cobrirem-se. E aqueles anjos que estão na Sua presença, os serafins, são chamados em Hebreus (1:7) de “chamas de fogo”, não estão queimando pelo seu próprio fogo. São apenas o reflexo deste glorioso, Terrível, Magnífico Deus e sua justiça. Esse trono que vai julgar você é branco, sem mácula, sem defeito. Não é de cor incerta. Acordo não serão feitos com você. Você será julgado pelo puro, branco, quente, Santo caráter de Deus. Agora, quando vemos este trono, podemos entender muitas coisas sobre este trono no livro de Apocalipse capítulo 20 comparando com o mesmo trono no capítulo 4. Eu quero que você o faça por um momento. Primeiramente, no capítulo quatro há algo vagamente dizendo sobre o aparecimento daquele no trono. Mas aqui você não tem aparência no todo. Não há nada aqui descrevendo Deus ou dizendo a você algo sobre Deus. E você que saber por que? Ouça-me: o maior julgamento que pode recair sobre um povo é quando Deus remove a revelação de Si mesmo deles. Veja, você esteve sentado e sentado aqui, ouvindo poderosas, magníficas palavras sobre o evangelho de Jesus Cristo, figuras desenhadas a você através da pregação dos atributos de Deus, de quem Ele é. Mas no dia do julgamento isso vai ser tirado de você e você não verá nada lá. Não haverá revelação para se aprender, acabou! Deus disse: “Eu me revelei a você, mas apesar de você conhecer Deus, você não me honrou como Deus, nem me deu graças” (Rm 1:21). Se foi! Você vai tatear no escuro e você será entregue à eterna escuridão.
Também não há arco-íris neste trono. No trono do capítulo quatro há um arco-íris. Não há arco-íris aqui. Um arco-íris representa a aliança de Deus, as promessas de Deus. O que Ele diz a você? Durante todo o dia Eu tenho estendido minhas mãos a um povo. Durante todo dia, promessa após promessa” Eu me maravilho com Isaias 55 porque em Isaias 55 e 54 há promessas tão grandes que Deus faz ao povo mau, baseado na obra do Messias. No capítulo 54, baseado na obra do Messias, muitas grandes promessas foram feitas. Para que no 555 Deus tenha de convencer o povo de que isso é real. É tão bom, tão bom para ser verdade, mas ele diz “Não, isto é verdade. Eu prometo a vocês isto, isto, e aquilo. Tudo pelo meu filho, apenas venha”. Mas eles não iriam. Mas no dia no julgamento não será dada promessa. Não será feito aliança. Não serão realizados acordos nesse dia. Não haverá arco-íris. Também não há tronos menores aqui em Apocalipse capítulo 20. No capítulo quatro houve tronos também. Mas é Deus pelo comando que retirou qualquer outro trono. E Deus está dizendo: “não. Estas pessoas tratarão a sós comigo. Não haverá anjos sentados sobre tronos para virem até minha porção e chamarem para dar-lhes uma palavra; ninguém ministrará a eles. NÃO! Eu sou seu Deus, Eu falei para eles prepararem-se para se encontrarem com seu Deus. Eles não o fizeram. Agora eles tem que tratar a sós Comigo”.
Do mesmo modo nesse trono de julgamento não há coro angelical, não há canto de alegria, nem uma voz de satisfação para ser ouvida. Mesmo grandes criaturas, os seres viventes que param diante do trono clamando “Santo, Santo, Santo” dia e noite, continuamente, eles são retirados. Nenhuma palavra de encorajamento. Nenhuma Esperança. Nenhuma ajuda, nenhuma musica. Música após música, nesta igreja vocês tem ouvido e nessas músicas, promessa após promessa do poder de salvação de Deus em Jesus Cristo. Mas nesses dias todas as músicas serão detratadas. Não haverá nada para você ouvir exceto o silêncio do martelo de bater, julgamento. Também não mais haverá relâmpagos ou trovões. Você diz: “Bem, isso é uma coisa boa”. Não, não é. É uma coisa terrível.
Deixe-me compartilhar com você. “Por que esse homem sempre prega tão severamente? Por que ele está sempre dizendo coisas tão duras? Se ele diminuísse o passo um pouquinho, então haveria muito mais pessoas na igreja. O que é com esses dizeres duros e palavras duras? Por que ele nos machuca tanto? Quero que você entenda que os trovões e relâmpagos eram avisos trovejando no Sinai. O dia do julgamento, quando Deus julgou Adão e Eva, você não percebe que esses julgamentos eram atos de misericórdia? Ele disse: “vocês viverão num mundo caído, e todo momento suarão, e cada vez que sofrerem sou Eu gritando a vocês “Caídos, caídos, dêem a volta, se arrependam, venham e sejam salvos”. Cada vez que uma mulher dá à luz sofrendo é Deus gritando: “Você está caído, você está caído. Voltem para mim e seja salvo”. Cada trovão, cada relâmpago do Sinai era: “Você não pode manter essa lei. Você precisa de um Salvador”. Cada trovão e cada relâmpago na pregação, cada palavra dura é Deus dizendo “olhe, isto é real!”.
Mas aqui no julgamento de Deus é apresentado que o trovão e o relâmpago foram removidos. Não há mais necessidade disso, porque não há mais uma necessidade para avisos, porque você só alerta homens para correrem para promessas, mas quando não há promessas, então não há necessidade de aviso. Também não há sete tochas representando o Espírito de Deus. Foi embora. O Espírito de Deus é o único meio pelo qual um homem pode ser salvo. Toda graça e todo conhecimento de Deus é comunicado aos homens através da obra do Espírito Santo. Mas aqui no dia do julgamento, o Espírito se foi. E sem Ele, não há esperança de salvação. Também não há pavimentação celestial fazendo o caminho de volta a Deus e não há mar de cristal representando a paz de Deus. Se foi. Não há anjos voando com brasas flamejantes para selar o pecado da boca dos homens (Is 6:6). Foi embora! E se foi porque agora não há mais um Cordeiro, com a aparência de como se tivesse sido morto, porque esse que foi morto agora está assentado sobre o trono, julgando o mundo como Rei de Deus e Messias de Deus. E não há voz de trombeta dizendo, como no verso um: “Sobe para aqui, chegue perto” (Ap 4:1) Existe apenas uma voz de dois gumes apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Nunca vos conheci!”. Mt. 7:23
Você consegue imaginar? Não digo isso para o seu mal. Não digo isso para pisar nos seus calos ou fazer vocês terem um dia terrível. Mas vocês tem de ver a seriedade de rejeitar a Cristo. Naquele dia o próprio Deus dirá: “vocês pisotearam meu Filho. Vocês chamaram o sangue da aliança de impuro, como se fosse sangue de porco. Vocês ofenderam meu Espírito da graça. Apartem-se de mim, seus praticantes de iniqüidade!”. Isso vai acontecer. Isso vai acontecer.
O que está assentado no trono”... Quem está assentado sobre o trono? Bem como eu disso, a Bíblia diz que Deus está assentado no trono, Deus Pai. A Bíblia também diz que Jesus Cristo Seu Filho está assentado sobre o trono. É chamado de “trono do julgamento de Cristo” e o “trono de julgamento de Deus”, e aqui está o propósito de João. Não é delinear, ou dividir, ou ser específico. É simplesmente dizer isso: “Nesse dia vocês serão julgados pela Completa Divindade”. Não será um Filho de carpinteiro. Não será o manso e humilde Jesus. Não será um pastor com um recanto. Será Deus em toda a sua plenitude da Divindade, cegando você com santidade e justiça. Também nós devemos notar isso: que Aquele quem está no trono está assentado. Apenas veja isso. Ele está sentado. O fato de Deus estar sentado sobre o trono representa uma liquidada, uma perfeita, soberania plena. Ele não está incomodado. Ele não está ansioso. Eles não o pegaram de surpresa. E o mundo que será pego de surpresa nesse dia, não Deus. Ele planejou isto desde toda a eternidade.
Isso me lembra a passagem em Salmos capítulo 2, que diz: por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Insurgem-se os reis da terra. E os príncipes conspiram Contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: rompamos as suas ataduras, e lancemos do nós as suas cordas. Mas Aquele que está sentado nos céus, rirá; o Senhor zombará deles. Sl 2:1-4
Você imagina que no dia de julgamento, se cada criatura no inferno e cada criatura que já esteve na terra, o lote inteiro de toda a criação, fosse se levantar contra O que está assentado no trono, eles não teriam a força do mais fraco dentre eles revoltando-se por si só. Seriam como um ácaro batendo sua cabeça contra um mundo de granito. Este é o Deus com quem você deve tratar, cada um de vocês. Isso faz você ter medo? Se o sangue de Cristo não é sua esperança, deve fazer você ter medo.
Agora o que diz aqui no nosso texto: “de cuja presença fugiu a terra e o céu.” Ap. 20:11 A palavra “fugiu” vem do grego (fyoo go) que significa literalmente fugir para longe ou procurar segurança voando. Céus e terra por si só fazem tudo no seu poder para fugir para longe do que está assentado no trono. O estudioso luterano Seiss diz: Agora ouça a este idioma. Essa é uma velha linguagem. É uma velha linguagem sobre Deus. “Este trono tem um terrível ocupante”. Quando foi a última vez...Bem, aqui você ouve. Mas, em outras igrejas quando você ouviu que Deus é terrível? Este trono tem um terrível ocupante.” “não há nome, nem imagem, nem forma: mas simplesmente uma terrível, misteriosa, e composta presença, a qual pode ser nada menos do que a única, sem palavras, indescritível, Eterna Divindade. Não há nada senão a nua presença da onipotência tão terrível que toda a terra e céus parece fugir diante dele.
Agora isto é muito comum na linguagem bíblica. Deixe-me dar-lhes alguns versículos em Salmos 72:2 Deus falando, Ele diz: Quando chegar o tempo marcado, Eu julgarei com equidade. Ainda que se estejam dissolvendo a terra e todos os seus habitantes.”
Salmos 97:5, “Os montes derretem como cera na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra.”
É apavorante!
Muitos homens gabam-se de sua grandeza. Eles vão derreter perante Ele como uma pequena estatueta de cera diante de uma fornalha.
Na noite passada minha esposa e eu estávamos assistindo um tipo de programa de aprimoramento de casa, e eles foram a um apartamento desses estudantes universitários e iam consertar seu apartamento, um deles riu e disse: “o que é isto?” Eles disseram: Bem, nós chamamos nosso apartamento de “templo de Jesus veludo vermelho”. E eles tinham comprado em uma “liquidação de jardim” ou coisa parecida uma estátua de Jesus que tinha cerca de 60cm de altura, coberta com veludo vermelho, com um pequeno espaço em seu ... era um cofrinho, onde se coloca dinheiro dentro. E eles disseram: ´´E por isso que colocamos isso no centro do quarto e por isso que chamamos nosso espaço de ‘ templo de Jesus veludo vermelho’ Um cofrinho. Não sei qual deles eu devo ter mais pena, deles ou do tolo que no nome de Cristo fez essa coisa, pensando em como isso honra Jesus e o cristianismo.
Mas ouçam isso. Você vai “Bem, é absolutamente nojento que alguém faça isso” mas, médico, cura-te a ti mesmo (Lc 4:23). Você não sabe que faz a mesma coisa? Quão freqüente eu faço o mesmo. Você não vê? Não entendendo quem ele é? Jogando, como Vance Havener costumava dizer, jogando bolinhas de gude com os diamantes de Deus. É uma coisa tocar em algo precioso para mim, estragar minha casa ou estragar minhas roupas, por a mão no meu filho, é outra coisa. Ignorar meu filho, é uma outra coisa. É uma reação violenta. Este Deus ama Seu Filho e quem tem tratado Seu Filho como um cofrinho de veludo vermelho vai derreter perante Ele nesse dia. Agora, o que isso significa? Eu quero que você pense sobre algo. Imaginem que vocês estão sendo levados, jovens, idosos. Imaginem que estão sendo levados à sala do trono de Deus, e como você está sendo levado adentro e não consegue parar, eles fazem você ir. Enquanto você está sendo levado adentro você ver os céus e a terra correndo em outra direção gritando, “fuja, fuja, fuja da ira de Deus, fuja do que está assentado no trono. Quem pode contemplar sua presença? Os rios secam completamente diante dEle e as montanhas derretem”. E você, ácaro insignificante, está agora indo e encarando Aquele do qual a criação foge em terror. E então você pensa sobre isso enquanto está marchando na multidão adentro, orgulhoso de todos os seus feitos. E, cristãos, isto é uma boa palavra a vocês, também. Orgulhem-se de todos os seus feitos e todas as coisas que têm, seus títulos e posse disso e daquilo. Enquanto estiver marchando para dentro dessa grande sala você ver tudo nesse mundo que não é eterno passando por você na direção oposta, em direção à destruição. Você será salvo, mas como pelo fogo. Tudo perdido. O que isso significa? Significa isto: “ora, o mundo passa e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre” I Jo 2:17. A palavra aqui onde diz “ o mundo passa...” significa literalmente, pode ser também traduzida por “ está sendo empurrado para fora” todas as coisas que as pessoas esforçam-se muito para ter, as coisas que não vão durar. Deus mesmo agora, no julgamento, está empurrando-as para fora. E continua, ele diz agora na próxima fala: “ Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono”(Ap 20,12) João diz: “Eu vi os (nek-ros).” Isso é horrorizante. “Eu vi [toos nek-roos]. Eu vi os mortos, fazendo referencia a uma multidão inteira de pessoas. Ele os chama somente por um nome, os mortos. “Eu os vi lá”. Seiss escreve “O grande e o pequeno, os grandes pecadores e os pequenos pecadores”. Essa é a palavra que você precisa aqui. Não apenas os grandes. Não apenas Hitler, Mussolini, Fidel. Ele diz “Eu vi os grandes pecadores e os pequenos pecadores, governantes e sujeitos, nobres, os instruídos e os ignorantes, os refinados e os vulgares, os civilizados e os bárbaros, imperadores e mendigos, todos da mesma forma estão lá”. Nós não lemos sobre as túnicas brancas, linhos sem mancha, sem trapaça, nada além de pecadores nus diante da nua majestade da entronizada onipotência esperando a eterna perdição deles. Agora, por que Seiss, já duas vezes que o lemos, mencionou “nu”? há um conceito muito importante no julgamento. Eu não quero ser banal e espero que vocês não riam disso, mas vocês sabem que se fossem subitamente encontrados no meio desta igreja, neste momento, nus, vocês sabem a vergonha que iriam ter. seria aterrorizante. Seria absolutamente aterrorizante. E você sabe que se você estivesse totalmente vestido e ainda assim tivesse que ficar perante Deus, e pegasse apenas o vislumbre de Sua glória, ele cobrindo-o como uma roupa, você ainda assim ficaria aterrorizado. Olhe em Isaías: No ano em que morreu o rei uzias, eu vi também ao SENHOR e as orlas do seu vestido enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele: cada um tinha seis asas; com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Um chamava ao outro e dizia: Santo, Santo, Santo, é o SENHOR dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. As bases das umbreiras moveram-se à voz do que clamava, e a casa encheu-se de fumo. Então disse eu: ‘Ai de mim! Pois estou perdido: porque, sendo eu homem de lábios impuros e habitando no meio de um povo de lábios impuros’.” [Is 6,1-5a] isso foi apenas um relance! Isso não foi o que você ver aqui . foi um relance, divinamente coberto e um homem protegido, um homem que além disso, era um santo, um cristão, pertenceu à redenção. E, no entanto, em tal presença ele pronuncia uma maldição sobre si, em hebraico. Agora imagina a Nua Majestade de Deus. Nenhuma proteção, nada parado entre você e a plenitude da Divindade, e você parado lá, nu, não apenas fisicamente, mas todas as coisas imundas, podres, que você já fez descobertas diante do incêndio da Santidade de deus. Agora segue. Eu acho que a realidade mais devastadora aqui quando João diz: “Eu vi os mortos”.
Você não entende, não é? Este é o único momento em que você aparece na Bíblia. Esta é a única vez em que você é mencionado . Você não entende o que eu estou dizendo? João viu você. João viu seu rosto. Você estava parado lá. Eu ouço muitas pessoas dizendo: “eu apenas gostaria, sabe, esses personagens que aparecem na Bíblia e estão lá na palavra de deus e seus nomes são mencionados, quão glorioso isso deve ser...” aqui você esta mencionado. A quem você acha que João estava olhando, outra pessoa? Quando ele disse “Eu vi [nek-roos]”. Quando “Eu vi os mortos” ele estava olhando diretamente na sua face! Esta é a grande multidão da humanidade e você não esta fora deste grupo. Ele vê você lá. Você não entede? Este é você. Esta é a sua historia. Você é Ebenezer Scrooge. É onde você está. Ele diz “Eu os vi. Eu vi você.” E diz que os grandes e os pequenos... Agora quando grandes... é a mesma palavra usada para descrever o trono de Deus, mas quando grande é usado em respeito a deus é em termos absolutos. Ele é grande. Mas quando a grandeza é relacionada a um homem é relativa grande em comparação a outros homens, mas nada em comparação a Deus. Deixe-me ler a você a opinião de Deus sobre a grandeza do homem: “... um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece” [Tg 4.14] nem mesmo substância, apenas um vapor. [Sl 62.9]: Os homens de classe baixa são vaidade, e os de alta estirpe são mentiras; na balança subirão, juntos são mais leves do que a vaidade. E enfim um dos meus eu não diria favorito, mas é um texto que verdadeiramente, para mim, diz tudo sobre o homem: “Deixai-vos do homem cujo fôlego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?” [Is 2:22] Deus está dizendo: “O homem não é nada senão um nariz cheio de ar”. E quando ele expira., ele não tem garantia de um outro. Ele também viu os pequenos. Esta palavra é a palavra da qual deriva a palavra em inglês “micro”, pequeno. Agora aqui é algo muito importante. Lá não havia neste mundo tantos grandes e poderosos pecadores simplesmente porque eles não tinham o poder à sua disposição para mostrar seu pecado. Nós temos os Hitlers e os Mussolinis e continuamente, os Stalins. E uma das coisas que acontece quando você compara a si mesmo com outro homem e você pensa: “Bem, eu não sou um pecador grande como ele é um grande pecador” mas veja, aqui está sua falha. O nível no dia do julgamento não é do mais maligno homem que já viveu no planeta. O nível no dia do julgamento é o homem mais justo que já viveu no planeta. Há uma lógica entre nossos irmãos reformados, eles estão sempre dizendo isto que esses homens que serão julgados pela lei de Deus, que você terá um grande equilíbrio e aqui será a lei de Deus e o homem será posto na balança e achado em falta. Eu tenho algo mais aterrorizante para você. Você esta parado na balança e do outro lado não esta a lei de Deus, está Jesus Cristo. A quem você irá compará-lo? Então aqueles de vocês que são pequenos pecadores, cuidado, porque essas pequenas raposas podem estragar uma vinha. E continua e diz que eles estão “em pé diante do trono”. Eu prego tantas vezes e literalmente, se não fosse pela graça de Deus, conhecendo que eu estou no mesmo lugar, e se não fosse pela minha esposa que tentou me ensinar um pouco de civilidade, eu iria literalmente sair por essa congregação às vezes e agarrar pessoas pelo dorso do pescoço e dizer: “ao menos sente direito enquanto eu estou pregando a Palavra de Deus”. O pior é em escolas cristãs. Eles só sentam lá, indiferentes, relaxados, dando a você um tipo de olhar de desdém. Eu quero que você saiba de algo. Você não estará andando desengonçado naquele dia. Você não será indiferente nesse dia. Você não estará falando, rindo, passando bilhetes ou qualquer coisa do tipo. Você estará de pé diante do trono do julgamento de Deus. E se um músculo da sua bochecha se mexer, vai aterrorizar você que foi manchado. Mas saiba disso. Você foi manchado. Ele segue. Você estará de pé diante do trono de Deus e há algo que eu quero apontar aqui. Você sabe o que faz isso duplamente mais aterrorizador? É que você foi avisado. Você não tem desculpa. Você foi avisado. É o que faz disso mais assustador. Amós disse a você “Prepara-te para te encontrares com teu Deus “ [Amós 4.12] Jesus Cristo falou a você: “Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem é que vocês deveis temer; temei aquele que, depois de matar, quando ele matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei”. [Lc 12.4,5] Paulo disse a você; “Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus”. [Rm 14:10] Vejam, vocês foram alertados que estariam perante Ele e que os livros seriam abertos. Agora eu cogito a idéia aqui de livros no plural ser muito importante. Deixa-nos sabendo algo sobre seu volume. Toda coisa que você já fez é conhecida diante de Deus. Nas Escrituras Deus é chamado de Deus do conhecimento. Diz em Jó 37 que seu conhecimento é perfeito. Salmos 147.5 “ O Seu entendimento é infinito”. Só Deus conhece os corações de todos os homens , I Reis 8:39 “Deus sonda a mente e o coração” Salmos 7:9 Deus conhece os pensamentos do homem, Salmos 94:11 Deus julgará os segredos de todos os homens. [Rm 2.16] Eu ouço dizer que se você soubesse que eu possuía todo conhecimento de tudo que você já pensou, e fez e disse e eu tivesse aqui neste momento e anunciasse que vou contar a todos tudo sobre você, que seria o mais perto que você chegaria de matar um homem. Você faria tudo ao seu alcance para me parar. E ainda Deus... quem sou eu? Um homem como você, com os mesmos problemas que você tem, com os mesmos segredos negros que você carrega. Você não quer isso exposto diante de nós mesmo se fôssemos tal como você? Mataria você saber que seus segredos mais negros foram revelados mesmo a nós que somos tais como você? Então imagine isso sendo revelado a Deus cuja santidade não pode ser contida, vista ou descrita. E diz: “E foi aberto outro livro que é o da vida.” [Ap 20:12] e você diz “Oh, isto não tem nada a ver comigo. Eu estou no livro.” Oh, meu caro amigo, como você sabe que está no livro? Como você sabe? Eu viajo por todo o mundo. A grande maioria das pessoas às quais eu prego, membros de igreja, acreditam que estão no livro porque uma vez eles oraram uma oração. E se você perguntar a eles”você é salvo?”, eles não dirão coisas como: “Sim, porque eu estou olhando para Cristo e crescendo em santificação”. Não, toda sua esperança por eternidade descansa em “Eu fui sincero uma vez quando eu orei com um evangelista” E essa é a única evidência que eles podem apontar para dizerem que seus nomes estão escritos no livro da vida. Mas eu quero que vocês ouçam que AT Robertson escreveu: “Nós somos salvos pela graça”. Conforme AT Robertson, provavelmente o estudante de grego número um na Southern Baptist Convention e sua historia, ele diz: “Nós somos salvos pela graça, mas caráter ao final, é o teste do fruto da árvore”. Ele está dizendo que por toda a parte das Escrituras, embora as Escrituras ensinam a salvação pela fé, salvação é obra de Deus. É atribuída à graça. Você precisa entender que salvação é uma obra sobrenatural de Deus que muda o caráter do homem e ele produzirá frutos. Mateus 7:19-20 Toda árvore que não dá bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Logo, os conhecereis pelos seus frutos. Essas pessoas que são cortadas e jogadas ao fogo são as mesmas que no texto a seguir dirão: “Senhor, Senhor”. E Ele dirá: “Apartai-vos de mim; Eu nunca vos conheci”. Ap 22:12: “Eis que venho à pressa; e está comigo a minha recompensa para retribuir a cada um segundo as suas obras.” Salmos 62:12: “Porque tu retribuis a cada um segundo as suas obras”. Jeremias 17:10: Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Romanos 2.6: o qual recompensará casa um segundo as suas obras; I Pedro 1.17: “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de casa um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”. Sim, salvação vem somente pela fé. É blasfêmia dizer que salvação é através de qualquer obra, mas, meu caro amigo, se qualquer homem está em Cristo é nova criatura e novas criaturas vivem caminhos diferentes. [II Co 5.17] Então, o teste é: Você é uma nova criatura? Você é? Novamente, Seiss escreveu: o céu mantém registro de todos os feitos dos homens, e de todos os pensamentos e sentimentos pelos quais eles agem. Miríades de humanos já viveram e morreram dos quais o mundo nada sabe mas as vidas que viveram, os feitos que fizeram, os pensamentos e temperamentos que elas alimentaram, ainda permanecem escritos onde a sua memória não pode perecer. Não há ser humano que já respirou o ar da atmosfera cuja carreira não é rastreada em tempo integral nos livros da eternidade. “Oh homem, oh mulher, seja quem for você, sua biografia está escrita. Uma inerrante mão gravou cada item com cada coisa secreta, não há um pensamento ruim, um agir mau, uma cena de erro em toda sua historia, uma trapaça, uma conversa suja, ou um sentimento mau que já procurou entreter seu coração, mas está lá descrito em mão destemida, pelo seu verdadeiro nome, e anotado na sua descrição, para serem trazidos para fora para os assentamentos finais. Se não estiver limpo, apagado pela fé no sangue de Cristo antes da sua vida presente terminar. Pensem vocês que não temem a Deus e não fazem nada senão pisar em Suas leis, como seu caso irá se manter quando os livros forem abertos”. Ele continua e diz: “O mar entregou os mortos que nele havia; a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia;” [Ap 20.13a] você sabe o que está acontecendo? A Terra a comando de Deus está devolvendo seus criminosos a Ele. Deus dá uma ordem a Terra e a Terra diz: “eu irei erguê-los e dá-los a Ti” Israel foi advertida: “Quando Eu trouxer vocês à Terra Prometida, se vocês viverem em idolatria, pecarem e se rebelarem contra Mim, então a própria terra vomitará vocês”. No dia do julgamento é como se o mar, a sepultura, a própria morte estivesse vomitando os pecadores como Jonas foi vomitado da boca do peixe, serão lançados diante do trono de Deus e postos de pé. Pense sobre isso por um momento. Depois de Davi, depois da rebelião de Absalão e Davi foi restaurado, Seba, filho de Bicri, decidiu não seguir mais a Davi. Ele quis rebelar-se contra autoridade e então ele tentou reunir um grupo de homens, e finalmente os homens de Davi chegaram após ele e ele foi e se escondeu na cidade de Abel, Bete-Maaca. E os homens de Davi se aproximaram e estavam indo derrubar as muralhas da cidade, então subitamente uma sábia mulher aparece, ajoelha-se, sai para fora da janela e diz: “Por que vocês estão cercando nossa cidade?” [II Sm 20] e eles disseram: “Por causa de Seba” e ela disse: “Bem, vamos entregá-lo a você . não nos destrua”. Você consegue imaginar o terror, o terror na mente de Seba quando ele ouve essas palavras, que: “A cidade inteira vem após mim. Eles vão em pegar, me matar, me atirar do outro lado da muralha com medo de que eles, também, sejam julgados”. Deus ordenará ao mar: “Traga-os para fora”. Deus ordenará à sepultura: “Traga-os para fora”. Deus ordenará ao próprio inferno: “Traga-os para fora”. E eu diria a você que a presença de Deus nesse dia é tão terrível que aqueles no inferno prefeririam permanecer lá. “E cada um foi julgado segundo as suas obras”. [Ap 20.13b] estou correndo contra o tempo aqui, mas ouçam-me. Eu insisto com você. Isto é como na voz do Dawn Treader quando eles encontram com esse homem de aparência selvagem, que está horrorizado na escuridão do mar e o perguntam: “Você está com medo de quê?” ele está se afogando lá e o navio vem, o levanta e o resgata, e ele diz: “Corram, fujam, saiam deste lugar!” e eles dizem: “Por quê?” e ele diz: “Esse é o lugar onde todos os seus sonhos se tornam realidade”. E eles dizem:”bem, o que há de mau nisso, isso é maravilhoso!” e ele diz: “Não, vocês não estão me ouvindo. Todos os sues sonhos se tornam realidade”. Eles deram meia volta com o barco com a força de cada marinheiro que tinham e zarparam com terror em sues rostos. Veja, eles não escutaram da primeira vez. A Bíblia repete isto: “Eles serão julgados conforme suas obras”. E de novo “Eles serão julgados conforme suas obras”. E por que ela está fazendo isso? Você não esta escutando. Se você não se encontra em Jesus Cristo, você será julgado pelos seus feitos. Oh, que o Espírito de Deus faça isto conhecido por você, que Ele faça isto conhecido por você.
Diz: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” [Ap 20:14] para os cristãos isto são boas novas. O Cordeiro triunfou. A morte foi extinta. Para o pecador isto é terrível, porque enquanto eles observam Deus atirar a morte no inferno, é apenas um prelúdio para o que Deus vai fazer a eles. Alfred, o estudante de grego , escreve: “segunda morte. Assim como há uma segunda e mais elevada vida, há uma segunda e mais profunda morte. E assim como depois dessa vida não haverá mais morte, então depois dessa morte não haverá mais vida”. Quero trazer à tona uma coisa antes de ler uma palavra final de Seiss, e é isto: Marque essa passagem onde diz quem é que lança. Eu já ouvi muitos pregadores dizendo: “Deus não atira ninguém no inferno”. Meu caro amigo. Ele atira. Jesus nos disse que ele atira. Temam Aquele que não Sá mata o corpo, mas também pega seu corpo e seu espírito e joga você no inferno [Mt 10.28]. É Deus quem lança no inferno. Você diz: “Bem, eu apenas não gosto desse tipo de cristianismo” Desculpe-me, é o único que você tem.
Vou terminar com isso: “Escutai vós, homens incrédulos, vós, homens desonestos, vós homens profanos, vós, homens e mulheres indecentes, vós escravos da luxuria e de paixões, vós, escarnecedores da verdade de Deus, como podeis escapar da danação de inferno? Vós, homens de negócios, vós, cujas almas são absortas pela busca do lucro, vós, povo de riqueza sem riquezas para com Deus, e vós, passageiros na viagem da vida sem oração, sem relações com a Igreja, sem preocupação com sua alma imortal, ouvi. O inferno tem se alargado, abriu a sua boca sem medida e vossa glória, vossa multidão, vossa pompa e vosso regozijo deveis descer a ela. Escutai, vós quase-cristãos que permanecestes há muitos anos às margens do reino, olhando através das portas, mas nunca totalmente prontos para adentrá-las, pretendendo, mas nunca executando, muitas vezes desejando, mas ainda assim adiando, esperando, mas sem direito à esperança, o apelo é a vós. Como devereis escapar se negligenciastes tão grande salvação? E vós, que vos nomeais cristãos, mas tendo esquecido vossas promessas da aliança, sois como a mulher de Ló. Começastes do local de pecado e morte, mas tendes hesitado na metade do caminho, e ficais a olhar para trás. Sois um Judas batizado. Vós, através de palavras cobiçosas e fingidas, fazeis mercadoria da graça de Deus. Vós não vedes que a vossa sentença, agora de um longo tempo tardada, e a sua perdição não dormita? E se há alguém distraído ou indiferentes perante estas grandes questões, dormindo em meio a ondas intensas da retribuição vindoura, a mensagem é para ti. Que pretendes, vós dormentes? Levantai-vos. Invocai vosso Deus, para que o vosso Deus lembre de vós para que não pereçais. Pois, se qualquer um não foi encontrado escrito no livro da vida, ele foi tragado.”
Tenho propositadamente pedido que eu não seja entregue à emoção para que a atenção seja direcionada a minha piedade, que não haveria lágrimas ou explosão para fazê-lo acreditar na piedade dos homens. É apenas osso, verdade nua. Não é toda a verdade que há. Há outras e gloriosas verdades sobre o amor de Deus e as misericórdias de Deus, mas esta é uma verdade e uma importante. Fuja hoje. Haverá homens de pé em cada uma dessas entradas. Nós ficaremos o dia todo com você. Nós vamos falar com você sobre as coisas de Deus. Talvez você esteja bravo. Então deixe sua raiva levá-lo a fazer perguntas. Mas não saia daqui sem Cristo. Veja, esta é a obra de um pregador, um espetáculo, uma tolice. Você vai viver ou vai morrer e tudo isso tem a ver com Jesus Cristo, com Ele. Escolha hoje a quem você servirá. Os braços da misericórdia são muito, muito longos. Aqueles que vêm a Ele, Ele de maneira alguma desamparará. Salvação é gratuitamente oferecida e gratuitamente dada, graça o bastante na cruz de Cristo para salvar 10 bilhões de mundos nossos. Venha para Jesus hoje. Você não será tratado com grosseria. Você não será espancado com perguntas. Nós nos sentaremos aqui com as Escrituras e ajudarei você esperançosamente a encontrar o caminho da verdade.
Vamos orar: PAI, POR FAVOR, AJUDE AS PESSOAS, SENHOR. AJUDE-AS, SALVE-AS, ABENÇOE-AS. AMEM.

(extraido do video
http://www.youtube.com/watch?v=MQbNrJulJjw)